quarta-feira, 22 de abril de 2009

Filme do Mês

Che

Conta a história que um dia um argentino, estudante de medicina, viajou pela América latina, descobrindo, assistindo, testemunhando, vivendo e contracenando com um povo que encontrou pobre, doente, oprimido e exausto.
Foram as viagens que mudaram o homem, que mudaram o destino, que construíram a vontade e a rebelião daquele que encontrou o povo sul americano suprimido por um capitalismo desenfreado, enredado num imperialismo norte americano que dominava as nações latinas, económica e politicamente, em grande parte à força. (vejam o post do rafa, "Zeitgeist" que documenta o controlo dos vários chefes de estado das nações latinas.)

Como todos sabemos, Ernesto Guevara, começa a sua campanha de libertação da América Latina, em Cuba, ao lado de Fidel Castro, onde toma parte de um movimento armado para derrubar Fulgencio Batista do poder.
É ai que começa o desenrolar deste magnifico filme.
Forte no teor linguístico e histórico, no contexto político e no justificar dos actos destes revolucionários que hoje em dia são lembrados pelas massas jovens como apenas marcos históricos descontextualizados, como imagens bonitas para enfeitar roupas e pins.

O filme está dividido em duas partes, a primeira, a tomada de cuba ao lado de Fidel, a segunda, a sua continuação pela libertação da América latina, já na Bolívia onde termina a sua jornada.
Um filme a não perder!



Nenhum comentário:

Postar um comentário