quarta-feira, 18 de março de 2009

Walden

Para já deixo apenas a transcrição do resumo da wikipédia para quem estiver interessado em saber do que trata este escritor e sua obra, em especial atenção este livro (walden), pois ainda não terminei a sua leitura.
uma vivência nos bosques de um homem que revoltado com a vida social da sua época (séc XIX, altura da revolução industrial), onde existia uma grande discrepância entre as várias camadas sociais, aborda a questão de uma vida simples e sem luxos.
deixo o resto a este mini resumo deste livro que tem tanto de apaixonante e de sabedoria e que influenciou vários nomes e acções da actualidade, como o nosso tão bem conhecido supertramp.

"Livro escrito por Henry David Thoreau, jornalista e escritor estadunidense, em que relata dois anos como eremita nas proximidades do lago Walden, na zona rural da cidade de Concord. Walden é um manifesto poético contra a civilização industrial que ganhou força nos Estados Unidos do século XIX. Diante da maior complexidade da vida social estadunidense derivada do crescimento da industrialização e urbanização, Thoreau propõe o retorno ao simples. "Walden" é uma proposta prática sobre as possibilidades de uma vida simples. Thoreau retira-se para a floresta, onde constrói sua própria casa e móveis e vive com o mínimo necessário à sobrevivência - sem luxos e em contato intenso com a natureza. Ao mesmo tempo que prova em termos financeiros que uma vida simples é viável, propõe uma nova visão de homem quase mística: em contanto com a natureza e com os livros. Os escritos de Thoreau e em especial Walden são referências para o movimento beat e o movimento hippie."

vale mesmo a pena! leiam!
brevemente tecerei comentários e opiniões acerca do mesmo e espero respostas!

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário